outubro 24, 2007

Juntos pelo jornalismo

Cometi uma gafe com os leitores do Sorrisos Plásticos, o I Fórum de Jornalistas do SUL-RJ passou e eu não escrevi uma linha sequer sobre ele. O corre-corre foi tão grande no primeiro fim de semana deste mês, que realmente não tinha como descrever o encontro que moveu jornalistas de Angra dos Reis, Volta Redonda, Resende, Barra Mansa, Barra do Piraí e o Rio de Janeiro, para as dependências do Sest/Senat.

O encontro revelou que existem profissionais - realmente - preocupados em desenvolver um trabalho sério e ético na região. Quase todo mundo estava lá. Foi surpreendente.

Surpreendente como o Fórum, que pode ser definido como um debate para grandes discussões. Concessões de tevês públicas, sindicato do estado do Rio de Janeiro (nosso representante legal perante a Fenaj), mídia e política, jornalismo esportivo e responsabilidade social, foram algumas das pautas destacadas nos painéis, mediados por alguns jornalistas, entre eles, euzinha que vos falo.

De Fórum, o evento tornou-se um ponto de encontro de jornalistas. Muitas conversas. Reencontros. Opiniões diretas. E o mais importante: reflexão. Faces com semblantes de preocupação. Perguntas em busca de soluções. Entendimento. Discernimento do que é certo e é errado.

Os jornalistas lotaram o auditório em uma sexta-feira a noite, tarefa nada fácil, mas o denominador comum em entender o que está acontecendo causou este fenômeno. Pela primeira vez mostramos que estamos unidos em prol de uma causa.

Aliás, não só profissionais. Como é o caso do prefeito de Barra Mansa, Roosevelt Brasil que prestou solidariedade e apoio à luta dos jornalistas do sul do estado. Representantes das três universidades que têm o curso de Jornalismo em sua grade curricular estiveram presentes, defendendo o interesse dos futuros profissionais de comunicação. Além de representantes da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), entre tantos outros.

Agora ficou só o gostinho de quero mais. Até abril!

Nenhum comentário: