fevereiro 18, 2008

Evangélicos versus Imprensa

Zapeando pela tevê, ontem à noite, ouvi o “Olá, tudo bem?”, de Paulo Henrique Amorim, emendado por uma chamada, no Domingo Espetacular, da Rede Record, que falava sobre a guerra que os fiéis da Universal travaram contra dois dos principais jornais do país: O Globo e Folha de São Paulo. [nunca vi algo tão tendencioso]

Como repercussão, o Globo trouxe hoje a matéria abaixo:

Universal usa a TV Record para atacar imprensa

“A TV Record, ligada à Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), usou ontem à noite grande parte do programa "Domingo espetacular", no horário nobre, para atacar a imprensa. Repórteres da emissora entrevistaram fiéis e advogados da igreja para criticar reportagens da "Folha de S.Paulo", sobre o império de telecomunicações montado pelo bispo Edir Macedo, e do GLOBO, sobre os processos movidos por seguidores e pastores da Iurd contra a "Folha" e a jornalista Elvira Lobato. Segundo a reportagem de Elvira - "Universal chega aos 30 anos com império empresarial" -, publicada em 15 de dezembro, a Iurd tem 23 emissoras de TV e 40 de rádio, além de outras 19 empresas registradas em nome de 32 "bispos" ou seguidores da igreja. Entre elas, há dois jornais diários, duas gráficas, quatro empresas de participações, uma agência de turismo, uma imobiliária, uma empresa de seguro de saúde e uma de táxi aéreo, a Alliance Jet.

Num dos trechos, a reportagem de ontem da Record diz que Elvira não havia comparecido a duas audiências na Justiça, mas omitiu a informação de que as audiências estavam marcadas para a mesma hora e o mesmo dia em dois estados: Espírito Santo e Bahia. Os fiéis entraram com ações contra a jornalista em comarcas de diferentes estados. Em alguns casos, as ações têm trechos exatamente iguais.

Ao sustentar que os autores das ações estariam sofrendo humilhações, após a divulgação da reportagem da "Folha", advogados em vários pontos do país citaram a mesma frase para ilustrar o que pastores e fiéis estariam ouvindo em suas cidades: "Viu só! Você que é trouxa de dar dinheiro para essa igreja!! Esse é o povo da sua igreja?! Tudo safado!! Como é que você continua nessa igreja? Você não lê jornal, não? É. Crente é tudo tonto mesmo". Fiéis admitem que foram orientados por advogados Nos processos contra a "Folha" e a jornalista Elvira Lobato, fiéis e pastores da Iurd pedem indenizações de R$ 1 mil a R$ 10 mil. Especialistas vêem uma ação orquestrada nas ações para tentar intimidar a imprensa.

Com duração de 14 minutos e 20 segundos, a reportagem na Record mostrou também três fiéis do Rio que ameaçaram entrar com processo contra O GLOBO. Sob o argumento de que se sentiram ofendidos por reportagem publicada pelo jornal no último dia 14 - sobre as ações contra Elvira e também contra o jornal "Extra" e seu diretor, Bruno Thys - , os fiéis admitiram ter recorrido a advogados da igreja para buscar orientação e formalizarem ações contra o jornal.

A principal crítica, na Record, em relação à reportagem do GLOBO foi relacionada ao uso da palavra seita para designar a igreja. A reportagem da Record chegou a ouvir um historiador, que classificou o termo de pejorativo, enquanto era exibido apenas um dos significados da palavra no Dicionário Houaiss.

Contrariando a versão defendida pelo historiador e os três fiéis citados, o dicionário não classifica o termo como ofensivo e mostra que a palavra seita, na antiga literatura romana e précristã, designava partido ou escola filosófica. Repórter mostrou império de comunicações da Iurd A reportagem da "Folha de S.Paulo" que motivou as ações dos fiéis e pastores da Iurd diz que as empresas estão registradas em nome de "bispos" ligados a Edir Macedo, fundador da igreja, e muitas funcionam em endereços da Universal. Alguns "bispos" deixaram as empresas após desentendimentos com a igreja ou por terem sido denunciados em escândalos”.

Fonte: O Globo

Por sua vez, o Estadão entrou em defesa da imprensa. Publicou hoje um editorial intitulado como "Empresário quer intimidar a imprensa". [Certeiro] Quem ainda não conferiu, passe por !