janeiro 16, 2008

[Uma vez, minha amiga Marçaroca me mandou um e-mail dizendo: "é tão simples, que qualquer um poderia escrever". Ela estava certíssima. Ao tomar meu café da manhã hoje, ouvi a Ana Maria Braga ler um dos simples, mas diretos, textos de Martha Medeiros. Replico-o abaixo, pois é imperdível! E não confundam com "clássico" Festa no apê, hahaha!]

Festa no apartamento

Ao amadurecer, descobrimos que a grama do vizinho não é mais verde coisíssima nenhuma. Estamos todos no mesmo barco. Há no ar um certo queixume sem razões muito claras. Converso com mulheres que estão entre os 40 e 50 anos, todas com profissão, marido, filhos, saúde, e ainda assim elas trazem dentro delas um não-sei-o-quê perturbador, algo que as incomoda, mesmo estando tudo bem.
.
De onde vem isso?
.
Anos atrás, a cantora Marina Lima compôs com o seu irmão, Antonio Cícero, uma música que dizia: "Eu espero/ acontecimentos/ só que quando anoitece/ é festa no outro apartamento". Passei minha adolescência com esta sensação: a de que algo muito animado estava acontecendo em algum lugar para o qual eu não tinha convite. É uma das características da juventude: considerar-se deslocado e impedido de ser feliz como os outros são, ou aparentam ser. Só que chega uma hora em que é preciso deixar de ficar tão ligada na grama do vizinho. As festas em outros apartamentos são fruto da nossa imaginação, que é infectada por falsos holofotes... Falsos sorrisos...Os notáveis alardeiam muito suas vitórias, mas falam pouco das angústias. Pra consumo externo, todos são belos, sexys, lúcidos, ricos, sedutores.
.
"Nunca conheci quem tivesse levado porrada/ todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo". Nesta era de exaltação de celebridades fica difícil mesmo achar que a vida da gente tem graça. Mas tem. Paz interior, amigos leais, nossas músicas, livros, fantasias, desilusões e recomeços, tudo isso vale ser incluído na nossa biografia. Estarão mesmo todos realizando um milhão de coisas interessantes enquanto só você está sentada no sofá pintando as unhas do pé?
.
Favor não confundir uma vida sensacional com uma vida sensacionalista.
As melhores festas acontecem dentro do nosso próprio apartamento!
.
(sem comentários, texto de Martha Medeiros)