julho 14, 2007

Ópera popular

As cores são verde, amarelo, azul e branco; mas as que tomaram conta do Maracanã iam do lilás ao vermelho em fração de segundos. As vaias foram para o presidente Lula, mas o grito que ecoou foi “Eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor”. Assim é o Brasil. Um país da diversidade. Assim é o brasileiro. Povo com o maior coração do mundo. Assim foi o espetáculo apresentado na abertura dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, no Estádio Mário Filho, no final da tarde de ontem, no Rio de Janeiro.

Emocionante.

Cicerroneada pelos ex-atletas Robson Caetano e Virna, a “Ópera Popular” reuniu cem mil pessoas para a maior festa do esporte celebrada no país. Festa que revelou as outras 41 delegações presentes, um pouquinho do Brasil. Um país de cor, garra e raça. Um país da Amazônia, da Praia de Copacabana, de Jacarés do papo-amarelo, do Sol, de Mar, da Pluralidade cultural, do Boi da cara preta e até da Cidade maravilhosa.

Um país que canta com Elza Soares o Hino Nacional Brasileiro e que quebra o protocolo aplaudindo, traídos pela emoção. Um país que não perdoa seus principais rivais no cenário esportivo e vaia as delegações de Cuba e Estados Unidos. Um país que utiliza o Macaranã lotado para aferir a temperatura do governo Lula. Um país de joãos e marias que vestiram camisa branca para participar do espetáculo cênico.

Esse é o Brasil.

E assim foi a abertura dos jogos Pan-americanos que vai fazer-nos respirar esporte durante os próximos 15 dias. São 5.662 atletas de 42 delegações das três Américas disputando o ouro, a prata e bronze. São 659 atletas brasileiros revelando ao mundo que o Brasil também é o país do esporte.

Viva essa energia!