outubro 02, 2007

DEBATE. Fórum de Jornalistas movimentará sul do estado
Mídia esportiva, política, responsabilidade social e concessão para emissoras de rádio e tevê estão entre programação; evento acontece neste fim de semana, no Sest/Senat, em Barra Mansa

Inscreva-se!

Os jornalistas do sul do estado do Rio de Janeiro terão a primeira oportunidade para debaterem assuntos ligados à Comunicação Social, como democratização e políticas públicas para concessão de emissoras de rádio e TV e responsabilidade social. É que neste fim de semana (sexta e sábado, dias 5 e 6), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio do Movimento Luta Jornalista do Sul-RJ!, promove no auditório do Sest/Senat, o I Fórum de Jornalistas do Sul RJ, com o objetivo de movimentar o cenário regional.
Movimentar para conscientizar os jornalistas que atuam no sul do estado do Rio de Janeiro de que é necessário debater - de forma democrática - os assuntos referentes não só ao cenário nacional, mas como o regional. Para isso, um dos organizadores do Fórum, Álvaro Britto - que também divide seu tempo entre a assessoria do Incra e as salas de aula, como professor universitário - tem levantado uma bandeira:
- Queremos tornar públicos dados importantes como a nossa representação sindical, por exemplo. Por incrível que possa parecer, muitos de nós não sabe como proceder para obter uma carteira da Fenaj - explica Britto, indo além. “Este Fórum será importante também para os estudantes de jornalismo. Para essas pessoas que ainda serão inseridas no mercado de trabalho. O momento é de multiplicação de informação e o evento tem esse propósito”, acrescenta.
Britto fala com a propriedade de quem conhece a realidade. Atualmente, o sul do estado do Rio possui três instituições de ensino superior com o curso de jornalismo ou com habilitação em jornalismo - o que, consequentemente, insere cada vez mais profissionais no mercado de trabalho. A assessora de imprensa da Câmara de Resende e presidente da comissão organizadora do Fórum, Maria Madalena, a Madá, engrossa o coro de Álvaro.
- Hoje nós não temos a oportunidade de discutir assuntos ligados ao exercício da profissão. E esta é uma das propostas do Fórum: ser um espaço democrático para debates de temas importantes para a categoria - define, lembrando que “as cidades do sul do estado fazem dele uma das regiões mais desenvolvidas do estado, com centenas de profissionais atuando na área, nos mais diversos veículos, por isso é importante a participação em massa. É importante ressaltar que o evento é gratuito e que todos os jornalistas da região estão convidados a participarem. Todos serão certificados”.

Programe-se

A abertura acontece às 18 horas de sexta-feira, dia 5, com o credenciamento dos participantes. Em seguida será ministrada a palestra “Comunicação: Democratização e Políticas Públicas”, pelo jornalista, mestre em Comunicação e membro do Coletivo Intervozes, Gustavo Gindre. O assunto da palestra será também tema de um debate. No mesmo dia ainda está previsto o “Ato em Defesa das Concessões de Rádio e TV” e o relançamento do Prêmio Aciap-VR de Jornalismo Valéria Galvão.
No sábado, dia 6, a programação começa cedo. A partir das 8h30min, os participantes vão conhecer e debater temas atuais e polêmicos, como Jornalismo Esportivo, Responsabilidade Social no Jornalismo, Organização Sindical e Mídia e Política. Entre os palestrantes há gestores sociais, consultores políticos, advogados e doutores em Comunicação e Política, além de jornalistas do cenário nacional.

Serviço

Dias 5 e 6 /10
Entrada: gratuita
Local: Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Trabalho), localizado na Rua Severino Saretta, número 5, na Vila Bárbara, em Barra Mansa.
.
Saiba mais
(*) Com informações da Flávia Anastácio

descobrimento

Vinho
Frio
Uva Malbec
Penedo
Tinto/seco
Foundeu
Segunda
Dialeto novo


; )