abril 09, 2008

CARACAS!

Do O Globo



Um canal privado de televisão venezuelano tirou do ar o desenho americano "Os Simpsons" após pressão do governo Chávez. O órgão responsável pela fiscalização das telecomunicações na Venezuela abriu um procedimento admnistrativo contra a TV Televen por considerar o programa uma má influência para as crianças. No lugar do desenho protagonizado pela família de Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie, foram reprisados episódios do seriado "SOS Malibu".

As sátiras de "Os Simpsons", dubladas em espanhol, eram transmitidas pela rede Televen às 11h. Segundo a Comissão de Telecomunicações da Venezuela (Conatel), reclamações dos próprios telespectadores levaram à abertura do procedimento administrativo que deve ser concluído com a emissão de uma sanção contra o canal de TV.

- Hoje eu acredito que eles começaram a transmitir outra coisa - disse um porta-voz do Conatel. - Eles estavam infringindo muitas coisas da lei de responsabilidade social para rádio e televisão.

O órgão regulador considera que o conteúdo não é apropriado para o horário infantil e não deve ser transmitido de segunda a sexta-feira. A Televen substituiu o antigo e popular desenho por "SOS Malibu", programa que tornou conhecida a atriz Pamela Anderson. Na série, os personagens principais são salva-vidas e o cenário é a praia.

A 20th Century Fox Television, dona de "Os Simpsons" e parte da News Corp, não comentou a decisão venezuelana.

Nenhum comentário: