outubro 17, 2007

Blog, você já tem o seu?

Nesta semana tenho que entregar meu artigo científico na pós sobre blogs. Na verdade, sobre mídia alternativa. Muitas instituições já enxergam hoje alguns blogs como concorrentes diretos, outros resolveram aliar essa nova ferramenta para desenvolver um trabalho ainda mais completo. Ponto para esses!

É o caso do jornal norte-americano The New York Times que, na última segunda-feira, dia 15, anunciou a criação do The Board. Segundo o Comunique-se, o novo espaço será um canal de comunicação direto dos 19 membros do conselho editorial do NYT com seus leitores para discutir as questões editoriais do jornal.

- Membros do conselho editorial que escrevem na área vão compartilhar com vocês o que eles estão pensando, o que eles têm lido e do que eles estão duvidando - informou o jornal. A maior parte dos posts não será assinada, assim como os editoriais do NYT.

Bom exemplo. Os jornais brasileiros bem que podiam seguir o mesmo caminho, ao invés de criticar, como o Estadão demonstrou na campanha abaixo.



Blogs são ferramentas de expressão. No Brasil, eles ainda são sinônimo de “diário virtual”, mas aos poucos essa noção arcaica está mudando. Se o conteúdo é relevante ou não, cabe ao leitor distinguir. Cada vez mais vemos blogs de pessoas antenadas cultural e socialmente que acabam tornando-se formadores de opinião e leitura obrigatória no dia-a-dia.

Se bem utilizada esta ferramenta é de grande valia para todos. O NYT entendeu isso. Mas ainda existe tempo para que esta idéia massifique-se entre os órgãos de imprensa. A dica está aí, Estadão!

2 comentários:

Unknown disse...

Você não acompanhou toda a polêmica. O Estadão fez melhor e convidou aqueles que criticavam para um debate para a TV Estadão. E, imagina só, todos os blogueiros que criticavam só falaram abobrinhas... hehehehe. Sò se sentiu afetado por essa campanha em quem a carapuça serviu. Não foi em mim e espero que não tenha sido em você.

http://busca.estadao.com.br/JSearch/CBQM!cBQM.action?e=&s=tv%20estad%E3o%20blog

Thais Torres disse...

Não Felipe. A carapuça não serviu para mim, assim como não serviu para você.

O que quis demonstrar aqui foi o exemplo de uma importante publicação como o The New York Times ter tido a sensibilidade de criar um blog para apresentar aos seus leitores, digamos, o “pensamento editorial” que circunda as notícias que abastecem o jornal diariamente. Como disse no post o blog é uma boa ferramenta para a multiplicação de informação e se for utilizada adequadamente, pode trazer muitos benefícios a todos.

O Estadão aparece aqui como um exemplo, apenas. Na verdade, eles fazem a propaganda do site do grupo, mas a mensagem subliminar é preconceituosa. De fato, não acompanhei toda a polêmica, mas não seria necessário um debate sobre essa mídia alternativa, se a propaganda não fosse preconceituosa. Se bem que eu sou favor de debates. Mas neste caso, classifico a propaganda com apenas uma palavra: desnecessário.

Enfim, se os blogueiros falaram besteiras ou não, eu não sei. Mas vamos combinar: se bem utilizado o blog é de grande valia para todos. Existem mil exemplos pela rede. E penso que essa idéia do NYC poderia ser aderida aqui, no Brasil. E o Estadão bem que poderia dar esse start. Não é verdade?