julho 17, 2007

PAItrocínio oficial

Tudo bem. O Pan é do Brasil. A festa está linda. Eu não conseguia imaginar que pudéssemos promover um evento deste porte com tanta eficiência, mas uma coisa estou me perguntando desde a abertura, realizada na sexta passada, no Maraca. Como pode um evento esportivo que está reunindo mais de cinco mil atletas das três Américas, ter como patrocinador oficial uma cerveja? Gente, isso - não é no mínimo - contraditório?

Cerveja e esporte, todo mundo sabe, não combina...

E eu considero inadmissível o CO-Rio ter aceitado isso. Eu sei PAItrocínio é PAItrocínio, mas será que não existiam outras empresas interessadas na mídia espontânea que a mexicana Sol está levando? No mínimo, estranho.

Nos Estados Unidos, muitos sabem, há muitos anos foi proibida a propaganda de cigarros. Zapeando pela rede encontrei uma matéria na revista Exame que fala sobre “Como as restrições publicitárias podem afetar o mercado de cerveja no Brasil - um desafio enfrentado há sete anos pela indústria do fumo”.

10 comentários:

Unknown disse...

A propaganda da cerveja é para quem assiste o pan e não para quem compete. Que graça tem assistir um jogo sem tomar uma cervejinha? Aposto que você assiste os jogos tomando uma cerveja, comente um petisco... Na copa do mundo é assim, nas olímpiadas são assim... normal. Até hoje a indústria do tabaco patrocina a Formula 1. No Brasil a lei tbm proibe proganda de tabaco na TV. Já assistiu "Obrigado Por Fumar"? Mostra como os lobbistas da industria do alcool, armas e tabaco atuam nos EUA. Muito bom.

Unknown disse...

Ah propósito, ninguém assiste jogo de futebol sem tomar cerveja.

Unknown disse...

E ah, confira para vc ver "o sanduíche oficial" dos jogos é o do Bob´s. QUer coisa mais anti-atlética? DU-VI-DO que Daiane dos Santos coma sanduiche.

Thais Torres disse...

Eu até concordo com você, Felipe, sob o aspecto de consumo. Mas - sinceramente - poderia ser uma marca esportiva como a Nike ou tantas outras a patrocinadora oficial do evento.

Realmente, futebol eu assisto tomando cerveja - mas isso trata-se de uma cultura brasileira - mas continuo não concordando com o patrocínio oficial de uma cerveja e muito menos do Bob's instalado dentro do Maracanãzinho.

Anônimo disse...

Concordo com vc Thais, do lado ético da coisa, o Felipe está vendo mais o lado comercial... O que basicamente os publicitários fazem. Mas pode acabar correndo o risco de fazer gol contra...Pq como vc e eu têm um monte de gente que pensa éticamente. Por mais que nem sempre aja dessa forma. Bjinhos

Thais Torres disse...

Pois é Thaíssa. Eu penso que a cerveja fica vinculada ao esporte, entendeu? E eu tenho certeza que a maioria das pessoas pensam assim. O Felipe está certo nas questões comerciais, mas no lado prático da coisa, a história é a seguinte: uma empresa de cerveja é a patrocinado oficial do Pan. Na minha opinião, um tiro no pé. Mas...

Unknown disse...

Gente, não to pensando no lado comercial. Eu apenas entendo que a publicidade não é para os jogos e sim para quem assiste. Quem assiste gosta de tomar cerveja. E PONTO !!! hehehehhe. Na cultura alemã eles assistem jogos bebendo cerveja, inclusive o mc donalds de lá serve cerverja. Nos Eua eles assistem futebol americano bebendo cerveja. Enfim, todo mundo bebe

Thais Torres disse...

Felipe, todo mundo bebe. Tudo bem... Mas, poxa, o patrocinador poderia ser outro, que todo mundo ia beber cerveja do mesmo jeito, entendeu?

O que não pode é vincular a imagem do esporte a bebida alcóolica - que é considera uma droga, só que lícita.

E isso é só uma observação minha e minha opinião. Nem sei se influencia assim, mas eu seu fosse do Comitê Organizador, não aprovaria.

Unknown disse...

O governo Lula também é um droga, e também é lícita e também patrocina os jogos. Se eu fosse do Comitê Organizador eu não aprovaria o patrocinio do governo tbm não. Não é legal vincular a imagem do esporte a política e a esse governo. Vc também não acha?

A comparação é a mesma com a cerveja. Dinheiro é importante para o evento.

Thais Torres disse...

Aí eu tenho que concordar com vc!