julho 08, 2008

Brasileiro que é brasileiro... adora um feriado!

Nove de Julho não é só nome de avenida em São Paulo. É feriado. Data comemorativa que marca o início da Revolução de 1932. Trata-se da data cívica mais importante do estado de São Paulo, mas tem muita gente daqui que nem faz idéia disso. Alguns se perguntam (até) porque não se trabalha neste dia.

Estava em um restaurante almoçando bem de frente para o caixa, de lá – por mais que não quisesse – ficava me divertindo com a conversa dos que esperavam para pagar. Então, um senhor todo engravatado, lá pelos seus 40 anos, perguntou em seu bom “paulistês” ao caixa:

- Meuuuu, esse feriado tinha que ser nacional, né? Aliás, em Osasco é feriado amanhã?

O caixa tentou buscar em sua memória e não soube responder. Outro senhor, já na casa dos 50 anos, informou:

- Sim. É feriado estadual. Mas pela importância da revolução de 32, deveria ser nacional mesmo.

É. Ele está certo.

A Revolução de 1932 ou Guerra Paulista foi o movimento ocorrido no Brasil entre Julho e Outubro de 1932, onde o estado de São Paulo pretendia derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e a instituição de um regime constitucional.

É considerada como o último grande conflito armado corrido no Brasil. Oficialmente, em seus 85 dias de combates (de 9 de julho a 2 de outubro), 934 pessoas morreram, embora estimativas - não oficiais - reportem até 2,2 mil.

Nenhum comentário: